Desentupir um dreno de pia, chuveiro ou banheira

Mantenha a sua cozinha e os ralos do banheiro funcionando sem problemas. Aprenda passos simples que você pode tomar para desentupir um dreno de pia, banheira ou chuveiro.

Salvar item
Desentupir uma pia, chuveiro ou banheira dreno.

Como desentupir um dreno

  • Às vezes, um tamanco que você não pode limpar com um método pode abrir se você usar uma combinação de técnicas.
  • Comece de maneira simples e trabalhe até consertos que exigem ferramentas especializadas e demorada desmontagem.
  • Correções podem ficar confusas – ter um balde, panos e uma esponja à mão.
  • Para saber mais sobre como desentupir um dreno, leia o Guia de Compra de Drenador e Drenador de Lowe .
Cuidado

Use o equipamento de segurança apropriado e siga as instruções do fabricante para uso e segurança ao usar qualquer limpador de drenos químicos ou ferramenta de abertura de dreno. Tenha cuidado ao limpar obstruções em canos mais antigos. Alguns produtos químicos e ferramentas podem não ser adequados. Se você tem canos mais velhos ou corroídos, você está preocupado com danos, ou você não pode limpar um entupimento, entre em contato com um encanador profissional.

Métodos para limpar um entupimento

  • Removendo o cabelo recolhido em torno de uma tampa ou filtro pop-up limpa uma obstrução comum no banheiro.
  • Um bastão de drenagem é eficaz na limpeza de obstruções em um P-armadilha ou S-armadilha causada pelo cabelo.
  • Um êmbolo pode limpar um entupimento se o bloqueio não estiver muito longe dos canos.
  • Limpar um purgador remove os entupimentos causados ​​pelo acúmulo – como sabão ou graxa – ou um objeto estranho – como um brinquedo.
  • Um trado – também conhecido como uma cobra de canalização – ou cano de esgoto plano pode limpar os bloqueios nas linhas de drenagem.
  • Os limpadores de drenagem de produtos químicos contêm uma alta concentração de lixívia, alvejante ou ácido sulfúrico para amolecer e romper as obstruções.

Veja abaixo as instruções e dicas sobre como usar cada uma dessas soluções.

Limpadores e Filtros de Limpeza

Passo 1

Montagem do batente pop-up do dissipador.

Remova o filtro ou o bujão emergente da pia.

  • Se houver um filtro sobre o dreno, como em uma banheira ou chuveiro, remova os parafusos que o prendem e retire-o com uma chave de fenda. Tenha cuidado para evitar que os parafusos caiam pelo ralo.
  • Você pode remover alguns retentores de pop-ups torcendo-os e levantando-os. Outros exigem que você remova a haste de pivô horizontal sob a pia. Coloque um balde embaixo da montagem. Libere a haste da correia vertical, solte a vedação da alavanca do tubo de drenagem e retire a haste. Agora levante a rolha. Se você precisar usar um alicate para remover uma rolha, prenda a rolha para não estragar o acabamento.
Bom saber

Uma chave de fenda com ponta magnética ajuda a manter os parafusos fora do dreno.

Passo 2

Limpe e reinstale o bujão ou filtro. Ponha água para lavar qualquer material restante dos tubos.

Como desentupir uma pia do banheiro ou pia da cozinha usando um dreno

Passo 1

Esvazie o bastão.

Remova o filtro ou rolha como descrito acima, se necessário. Insira o manípulo de drenagem pelo dreno e pela armadilha. Você pode precisar girar a ferramenta para encontrar o ângulo correto. Coloque a ponta no entupimento o mais profundamente possível para permitir que as farpas prendam o material.

Passo 2

Remova o tubo de drenagem para puxar o material que ele prender. Passe a água pelo dreno para remover qualquer resíduo solto e reinstale o filtro ou a tampa.

Usando um atuador

Passo 1

Bloqueie a abertura de transbordamento em uma banheira ou afunde-a com um pano úmido. Se você estiver trabalhando em uma pia, bloqueie o dreno e transbordamento de qualquer bacia adjacente. Bloquear essas aberturas ajuda a concentrar a força do atuador na direção do bloqueio.

Passo 2

Se a água parada não estiver presente, adicione de 2 a 3 polegadas, mas tenha cuidado para evitar que transbordem. Quando você usa o êmbolo, a água ajuda a forçar a obstrução para fora do caminho.

Bom saber

Aplique uma camada espessa de vaselina à borda do copo do pistão para criar uma vedação mais firme.

etapa 3

Remova o filtro ou rolha como descrito acima. Cubra o orifício de drenagem com o copo do êmbolo e trabalhe a alça para cima e para baixo repetidamente. Após 15 a 30 segundos, verifique se a água é drenada corretamente. Tente novamente se o dreno ainda estiver bloqueado ou lento. Depois de limpar o entupimento, corra a água para lavar os restos da obstrução.

Bom saber

Um êmbolo que tenha um copo com fundo plano funciona bem para pias, banheiras e chuveiros.

Como Desentupir uma P-Armadilha Sink

Bom saber

Algumas armadilhas-P têm um plugue de limpeza na base da curva que pode permitir que você limpe uma obstrução sem remover a armadilha. Retire o plugue, insira um bastão de drenagem e empurre-o ao redor das curvas da armadilha.

Passo 1

Afaste qualquer água parada na pia e coloque um balde sob as duas conexões da armadilha.

Passo 2

Solte as porcas deslizantes que prendem a armadilha ao tubo de drenagem da pia e à linha de descarte. Remova cuidadosamente a armadilha, permitindo que a água nos canos e armadilha seja drenada para o balde. Se você usar ferramentas em conexões cromadas, acople as conexões com um pano para proteger o acabamento.

Bom saber

Use luvas de borracha para manter as mãos limpas e dar melhor aderência ao remover a armadilha.

Cuidado

Não deixe um tubo de descarte aberto depois de remover a armadilha. Conecte-o com um pano úmido para evitar que o gás de esgoto volte para dentro da casa.

etapa 3

Esvaziando a armadilha.

Segure a armadilha sobre o balde e passe uma escova de garrafa para empurrar o acúmulo. Verifique o purgador quanto a desgaste ou corrosão que poderia levar a um vazamento. Compre um novo, se necessário. Remova o pano do cano de esgoto e reinstale o purgador. Encha a pia com água e deixe escorrer para testar vazamentos.

Como Desentupir um Dreno de Chuveiro, Dreno de Cuba ou Dreno de Pia Usando um Trado ou Esgoto Plano

Passo 1

Dreno Auger.

Insira o cabo do trado ou a haste do esgoto.

  • Em um dreno da cuba, remova a placa de transbordamento e insira o cabo na linha de transbordamento.
  • Em um dreno do chuveiro, remova o filtro no piso do chuveiro e insira o cabo no dreno.
  • Em um dreno de pia, você pode remover o bujão e inserir o cabo ou a haste diretamente no dreno. Caso contrário, remova o purgador e insira o cabo ou a haste no tubo de descarte. Veja as instruções acima para remover uma rolha e um purgador.

Passo 2

  • Ao usar um trado, empurre o cabo até que ele atinja a obstrução. Gire o manípulo no sentido horário para cavar a ponta no entupimento. Torça, empurre e puxe o cabo para quebrá-lo.
  • Ao usar uma haste de esgoto, direcione a haste pelos tubos até chegar à obstrução. Empurre a haste para frente e puxe-a para quebrar o entupimento.
Bom saber

À medida que você alcança curvas nos canos, pode ser necessário torcer o trado ou a haste de esgoto e usar força moderada para empurrar as espiras.

etapa 3

Puxe o trado ou haste para fora quando a linha estiver limpa e qualquer água parada se esgota. Recoloque a placa de extravasamento, filtro, rolha ou armadilha e corra água através da linha para lavar os restos do entupimento.

Bom saber

Se você removeu e substituiu uma armadilha coletor, teste-a quanto a vazamentos.

Usando um limpador de drenagem químico

Passo 1

Certifique-se de que o produto é destinado ao seu sistema e é adequado para o tipo de tubo que você possui. Se você tiver um tanque séptico, verifique se o produto está etiquetado para uso com sistemas sépticos. Em seguida, combine o produto com o tipo de obstrução que você tem e o acessório – pia, banheira ou chuveiro.

Passo 2

Siga as instruções do fabricante. Tenha em mente:

  • Se um limpador de dreno não limpar o entupimento, não tente um segundo tipo. Misturar produtos químicos pode criar gases tóxicos.
  • Não permita que um limpador de dreno permaneça nos tubos por mais tempo do que o recomendado pelo fabricante – lave-o com água conforme as instruções.
  • Não deixe que um limpador de esgoto entre em contato com superfícies acabadas, como torneiras, tampas ou acabamentos de drenagem.
  • Não use pás ou outras ferramentas de abertura de drenagem nem remova um purgador ou bujão de limpeza após usar um limpador de drenagem de produtos químicos. Você pode entrar em contato com produtos químicos que ainda possam estar presentes na água. Se o limpador de dreno não abrir o dreno, entre em contato com um encanador profissional.

Dicas para evitar problemas de drenagem

  • Não esvazie grãos de café, graxa ou qualquer material que possa se amontoar ou solidificar em uma pia.
  • Ao usar um descarte, coloque bastante água fria para liberar as partículas de alimentos pelo cano.
  • Limpe os filtros e as tampas de pop-up com frequência.
  • Considere o uso de um tratamento de manutenção de drenagem, projetado para reduzir o acúmulo de tubos. Certifique-se de que é adequado ao seu sistema.
  • Se você tiver um tanque séptico, peça a um profissional que o inspecione a cada dois ou três anos, ou conforme necessário em sua área.
Bom saber

As aberturas de encanamento no telhado de uma casa puxam o ar para dentro do sistema de tubulação para permitir que os drenos domésticos funcionem adequadamente. Se um respiradouro estiver bloqueado por folhas ou outros detritos, os esgotos podem escorrer lentamente ou parar completamente. Um respiradouro de encanamento entupido muitas vezes pode ser limpo com um trado. Se você não estiver confortável trabalhando no telhado, entre em contato com um encanador profissional.

0/5 (0 Reviews)
By |2019-01-14T13:11:13+00:00janeiro 22nd, 2019|Rr desentupidora em Diadema|